Páginas

Sejam Bem-vindos

O Arraiá do Furdunço é sinônimo de Cultura e Tradição. O Grupo existe há 11 anos e vem conquistando o Ceará com sua alegria, simpatia, suas histórias e com belas apresentações . Visando a satisfação do público, o brilho no olhar, o aplauso caloroso e acima de tudo, fortificar a cultura junina, não fugindo das tradições, porém, inovando sempre. Venha participar desta festa maravilhosa, seja um Furdunceiro você também!!
Sinta-se a vontade!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Furdunço 2010 Dez Anos de Tradição


“ Dez anos de tradição
O Furdunço vai dançar/cantar
Da fogueira ao balão
Três Santos homenagear
Antonio, Pedro e João

Em nossa cultura popular”

O Período Junino está relacionado ao devocionário popular com os festejos aos três santos católicos, cujas histórias de vida e milagres levam as pessoas a fazerem promessas, novenas, procissões, renovações, entre outras manifestações culturais que fazem parte da vida do sertanejo, em comemoração aos resultados do que foi produzido pela terra.
As Festas Juninas, assim chamadas por serem comemoradas no mês de junho, conhecido no Brasil como o mês das colheitas e da fartura, conserva até hoje algumas crendices portuguesas, pois foram os portugueses que trouxeram para cá o que se sabe sobre os três santos.

Santo Antonio – Conhecido por todos como o santo casamenteiro,homenageado no dia 13. Os pedidos direcionados ao mesmo são quase sempre feitos por mulheres que querem a graça de conseguir um bom marido.

São João – Conhecido como o santo mais festeiro dos três, homenageado no dia 24. Possui a fama de ter o poder de encontrar objetos perdidos, além de ser o protetor dos enfermos e dos casados.

São Pedro – Foi um dos doze apóstolos de Cristo, sendo também o guardião das chaves que abrem as portas do céu, senhor das chuvas e protetor das viúvas. É homenageado no dia 29, dia que também marca o final das comemorações juninas.

Com a armação e o acender da fogueira, em sua volta, a quadrilha apresenta uma diversidade de artefatos simbolizando a animação das tradições juninas: chuvinhas, bombas, balões e fogos. Ao som do regional Pé de Serra confirmam a preservação desses festejos.
A Quadrilha Arraiá do Furdunço é sinônimo de cultura e tradição e traz na sua história a história de nosso povo e de nossa gente altaneirense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário